Um levantamento do Sistema Nacional de Gravames (SNG), administrado pela B3 e responsável pelo registro das operações de financiamento de veículos no Brasil, revelou que o ano de 2025 encerrou com um aumento de 2% nos financiamentos. No total, 7,3 milhões de unidades foram financiadas. Este é o terceiro ano consecutivo de alta, consolidando uma tendência de crescimento e representando o melhor resultado em número de unidades desde 2011.
O crescimento foi significativamente impulsionado pelas regiões Nordeste e Norte, que registraram aumentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente. No segmento de financiamentos, 2,6 milhões de unidades de veículos novos foram financiadas, o que representa mais de 50% do total de vendas de veículos novos, que somaram 4,6 milhões de unidades até novembro, conforme dados da Fenabrave, a associação do setor. Já os veículos usados totalizaram 4,6 milhões de unidades financiadas, embora não haja um dado público consolidado sobre o volume total de vendas de usados em 2025.
A análise da B3 também mostrou a distribuição regional dos financiamentos de veículos (novos e usados) no ano passado: a Região Sudeste liderou com 41,9% do total. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 20,2%; Nordeste, com 19,5%; Centro-Oeste, com 10,6%; e Norte, com 7,9% dos financiamentos.
Comentários: