Portal de Notícias VALE EUROPEU

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 14 de Janeiro 2026

Notícias/Cotidiano

Estado do Rio registra temperaturas elevadas, superando a média histórica

A prefeitura do Rio de Janeiro, através do Sistema Alerta Rio, informou que a temperatura máxima de 41,4ºC foi atingida em Santa Cruz na segunda-feira, sendo a maior de 2026.

Estado do Rio registra temperaturas elevadas, superando a média histórica
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O estado do Rio de Janeiro tem enfrentado temperaturas elevadas, com registros que superam a média histórica, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O ano de 2026 já se destaca entre os períodos de temperaturas mais altas. De acordo com o Inmet, a maior temperatura máxima já registrada no estado do Rio de Janeiro desde o início das medições em 1961 foi de 41 graus Celsius (°C), marca alcançada em 1969, 1995, 2015 e novamente em 2026.

A previsão climática mensal do Inmet indica que o mês de janeiro de 2026 pode apresentar um aumento de 0,5°C na temperatura média do estado do Rio de Janeiro.

Leia Também:

“Apesar de a maior parte do território fluminense dever se manter próxima à normalidade climatológica, algumas áreas específicas — como a capital — podem experimentar um aquecimento mais intenso”, destaca o instituto.

Acima da média

Desde 1º de janeiro, muitas estações no Rio de Janeiro têm registrado temperaturas máximas superiores à média climatológica, que é de 30,7 °C. Em diversas cidades, como Seropédica, Três Rios, Cambuci, Duque de Caxias, Valença e Paraty, foram contabilizadas até a última segunda-feira (12) nove ocorrências de dias com máximas acima da média estadual.

Na capital, houve oito registros de temperaturas máximas acima da média estadual. O Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, informou que na segunda-feira a temperatura máxima atingiu 41,4ºC em Santa Cruz, a mais alta de 2026 até o momento.

O Inmet também apontou que mesmo regiões serranas e litorâneas, conhecidas por climas mais amenos, como Teresópolis, Arraial do Cabo e Nova Friburgo, registraram dias com temperaturas acima da média climatológica.

Onda de calor

Além do Rio de Janeiro, os estados de Minas Gerais e São Paulo também registraram temperaturas elevadas nos últimos dias, com destaque para 10 de janeiro. Esse cenário, segundo o Inmet, reforça o caráter regional do aquecimento observado na Região Sudeste do país.

Na tarde da última segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de onda de calor válido até a noite de quarta-feira (14). O alerta, de cor laranja, indica "perigo" e é o segundo de três níveis de gravidade.

A onda de calor afeta uma vasta área que inclui: Campinas, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Ribeirão Preto, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Sul Fluminense, Bauru, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Sul Espírito-santense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Itapetininga, Norte Fluminense e Litoral Sul Paulista.

Paralelamente, na região Norte, áreas como Vale do Acre, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense e Vale do Juruá também estão sob alerta de perigo, mas devido a chuvas intensas.

Previsão

Para esta quarta-feira (14), o Inmet prevê um leve declínio nas temperaturas, embora o calor deva continuar no estado do Rio de Janeiro. Na capital, a máxima esperada é de 35ºC e a mínima, de 21ºC.

“Essa alteração se deve ao enfraquecimento da crista, o que favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas pontuais, principalmente por convecção, como as já registradas na tarde desta terça-feira (13) em regiões do sul e da serra do estado do Rio de Janeiro”, explicou o instituto.

Entre quarta-feira e sábado (17), a previsão do Alerta Rio indica céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas durante as tardes e noites. Os ventos devem ser predominantemente moderados.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil
Comentários:

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR