A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), um novo tratamento oral para o câncer de mama no Brasil. O medicamento é destinado a pacientes adultos com tumores localmente avançados ou metastáticos que já receberam terapia endócrina anterior.
Segundo as diretrizes da agência reguladora, a indicação específica abrange tumores com receptor de estrogênio positivo (ER+) e receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano negativo (HER2-).
Além disso, o paciente deve apresentar a mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m), característica que torna o quadro clínico mais complexo para intervenções cirúrgicas ou casos de disseminação para outros órgãos.
Inovação terapêutica e administração
Desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil Ltda., o fármaco funciona como monoterapia, oferecendo uma alternativa terapêutica de administração oral para situações em que a doença não pode ser removida por cirurgia.
A relevância da aprovação é reforçada pelos dados epidemiológicos nacionais, uma vez que o câncer de mama permanece como a neoplasia maligna de maior incidência entre a população feminina brasileira.
Projeções do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o triênio 2023-2025 estimam a ocorrência de 73.610 novos casos anuais da doença. Esse volume expressivo representa aproximadamente 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no país.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se