A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Conselho Municipal do Idoso, promoveu nesta terça-feira, dia 23, o encontro alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e Prevenção de Quedas. Com o tema “Cuidar e Proteger: juntos pela segurança da pessoa idosa”, a iniciativa busca ampliar o diálogo entre os serviços da rede de atendimento, instituições e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.
O encontro integrou as ações realizadas em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a existência das diferentes formas de violência que atingem essa população e fortalecer estratégias de prevenção e proteção.
Além da conscientização sobre a violência, o evento também abordou a prevenção de quedas, tema considerado fundamental para a promoção da autonomia, da segurança e da qualidade de vida da população idosa.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, destaca que a proteção da pessoa idosa depende do envolvimento de toda a sociedade. "Quando falamos em proteção à pessoa idosa, estamos falando de respeito, dignidade e garantia de direitos. Muitas vezes, a violência não se manifesta apenas de forma física, mas também por meio da negligência, do abandono ou da violação da autonomia dessas pessoas. Por isso, momentos como este são fundamentais para fortalecer a rede de proteção, qualificar os profissionais e ampliar a conscientização da comunidade sobre esse tema tão importante", ressalta.
Para a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, o envelhecimento da população exige cada vez mais atenção e compromisso das instituições públicas e da sociedade. "Estamos vivendo uma transformação demográfica importante e precisamos estar preparados para garantir que as pessoas envelheçam com segurança, respeito e qualidade de vida. Investir na prevenção, na informação e no fortalecimento da rede de atendimento é uma forma de proteger quem tanto contribuiu para a construção da nossa cidade e merece envelhecer com dignidade", afirma.
O encontro é uma iniciativa que teve como objetivo contribuir para ampliação do conhecimento dos participantes sobre os sinais de violência, os mecanismos de proteção existentes e as estratégias de prevenção de quedas, fortalecendo a atuação conjunta entre poder público, entidades e comunidade na promoção dos direitos da pessoa idosa.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se