Portal de Notícias VALE EUROPEU

Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Notícias/SANTA CATARINA

Vereadora bolsonarista quer proibir ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado, nas escolas em SC.

Segundo a parlamentar, obra é inadequada para alunos com idade entre 12 e 13 anos.

Vereadora bolsonarista quer proibir ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado, nas escolas em SC.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O ataque ao escritor baiano é um ataque a Cultura brasileira, a Cultura do nordeste, a Cultura da Bahia. Não surpreende, afinal, Santa Catarina é o estado que mais votos Deus a Bolsonaro em 2022, Santa Catarina é o estado com mais células ne0na4istas, Santa Catarina é o estado com mais prefeitos presos por corrupção, e todos bolsonaristas. A vereadora bolsonarista Jéssica Lemonie (PL), do município de Itapoá (SC), pediu oficialmente a retirada do livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, do acervo das escolas públicas da cidade.
Segundo a parlamentar, obra é inadequada para alunos com idade entre 12 e 13 anos. Em discurso na Câmara, Lemonie declarou que o conteúdo do livro seria “impróprio” para o público infantojuvenil.
 
A vereadora afirmou que o romance, publicado originalmente em 1937, “promove a marginalização infantil” e contém trechos que, segundo ela, abordam temas pesados como violência e criminalidade. Lemonie atacou, ainda, a figura do autor Jorge Amado, que classificou como “escritor comunista”, sugerindo que sua inclusão nas escolas estaria ligada a uma tentativa de “infiltração da esquerda” por meio do conteúdo literário. Jéssica Lemonie não apresentou documentos técnicos ou pareceres pedagógicos para embasar seu pedido.
 
“Capitães de Areia”
 
Considerado um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado, a obra retrata o cotidiano de meninos abandonados nas ruas de Salvador, abordando temas como pobreza, violência, abandono e desigualdade social. Por sua relevância, é frequentemente adotado em vestibulares e em programas de literatura de redes de ensino em todo o país. Até o momento, a Secretaria de Educação de Itapoá não se pronunciou oficialmente sobre o pedido feito pela vereadora. Também não há registro de que a Câmara Municipal tenha deliberado ou votado pela retirada do livro das escolas.

 

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!