Aguarde, carregando...

TERÇA - FEIRA 26/05/2026
Carregando jogos...
Notícias/Política

Comissão da Câmara aprova capacitação em primeiros socorros para alunos com doenças crônicas

Proposta, que amplia treinamento para diversas condições de saúde, segue para análise em outras comissões

Comissão da Câmara aprova capacitação em primeiros socorros para alunos com doenças crônicas
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar um projeto de lei que visa expandir o treinamento em primeiros socorros para educadores e funcionários de creches e escolas. A iniciativa, focada em alunos com doenças crônicas e outras necessidades específicas, agora avança em seu trâmite legislativo.

A deputada Silvia Cristina (PP-RO), relatora do projeto, apresentou um substitutivo que ampliou o escopo original. A proposta substitutiva foi aprovada em detrimento do Projeto de Lei 714/26, de autoria do deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Inicialmente, o projeto visava criar um programa de treinamento focado especificamente no atendimento a estudantes com diabetes tipo 1 e tipo 2. Contudo, o texto revisado pela relatora estendeu essa capacitação para abranger todos os alunos que necessitam de cuidados de saúde particulares no ambiente escolar.

Leia Também:

Uma alteração significativa foi a incorporação das novas diretrizes à Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. Essa lei, que já estabelece a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para profissionais de educação infantil e recreação, passa a incorporar as novas especificações.

A deputada Silvia Cristina destacou que a modificação garante uma abordagem mais inclusiva. "A condição de estudantes com diabetes não está enquadrada nas regras de atendimento de deficiência na legislação de ensino. Por isso, a alteração na lei de socorros de escolas atende de forma ampla a totalidade dos alunos com demandas de cuidados de saúde", explicou.

A Lei Lucas foi instituída após um trágico incidente em 2017, quando o menino Lucas Begalli, de 10 anos, faleceu em decorrência de um engasgamento durante uma atividade escolar em Campinas (SP). Desde então, a capacitação em primeiros socorros tornou-se obrigatória.

A proposta legislativa agora seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser votado e aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Para mais detalhes sobre o processo de tramitação de projetos de lei, consulte mais informações sobre a tramitação de projetos de lei.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Vale Europeu Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR