A equipe feminina de vôlei sentado de Blumenau conquistou o terceiro lugar na 1ª Copa América da modalidade, realizada entre os dias 24 e 31 de agosto em Curitiba (PR). A competição reuniu atletas de seis países nas categorias masculina e feminina.
No torneio feminino, participaram quatro seleções nacionais - Brasil, Argentina, México e Venezuela - além de dois clubes brasileiros convidados: a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e o Sesi (SP). A disputa ficou marcada pelo domínio brasileiro, com a seleção nacional sendo campeã e o Sesi ficando em segundo lugar.
“Alcançar o terceiro lugar em uma competição internacional é motivo de celebração e mostra o crescimento do vôlei sentado em Blumenau. Estamos muito felizes e orgulhosos com esse resultado”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
Apoiada pela Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), a equipe blumenauense foi comandada pelo treinador Anderson Schimanski Ronchi e contou com dez atletas que representaram a cidade com muito empenho.
"Foi uma grande competição, onde tivemos a oportunidade de enfrentar seleções nacionais. Conseguimos realizar bons jogos e subir no pódio. Agora vamos continuar nos preparando para nosso principal objetivo deste ano, que é o Campeonato Brasileiro", destacou o treinador Anderson.
A 1ª Copa América de Vôlei Sentado foi organizada pela Secretaria do Esporte do Governo do Paraná, com o apoio da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e ParaVolley Pan-América.