As reuniões de pais são momentos estratégicos para interações e fortalecimento com a comunidade escolar, quando as famílias se envolvem e dialogam com a escola, cria-se um ambiente de confiança e colaboração, favorecendo uma parceria que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida.
A Secretaria de Educação de Itajaí reforça a relevância das reuniões de pais como momentos estratégicos para a interação e o fortalecimento da comunidade escolar.
A diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Laércio Mauro Malburg, Renata Barbosa da Silveira, relata que “o acolhimento de pais e crianças na educação infantil é fundamental, pois garante uma adaptação tranquila, fortalece vínculos, cria um ambiente seguro e acolhedor tanto para os pais quanto para as próprias crianças.”
Com isto, é possível proporcionar um ambiente de aprendizado acolhedor e favorável ao desenvolvimento integral das crianças, também ajustar regras importantes e compartilhar as propostas pedagógicas que guiarão o desenvolvimento das crianças, garantindo que todos caminhem juntos em direção a um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor.
Durante a reunião de pais realizada no CEI Laércio Mauro Malburg, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pela Agente de Apoio Especial, Jessica Cristina Padilha Miranda, que trouxe como tema "O que é autismo?".
“O CEI está cada ano mais neurodiverso, recebendo e acolhendo mais crianças com autismo, visando um fazer inclusivo de qualidade. Acreditamos ter sido pertinente falarmos a respeito do TEA (Transtorno do Espectro Autista) para nossa comunidade escolar. Explicando de maneira simples e clara, com o objetivo de desmistificar e informar um pouco sobre o que é TEA e suas especificidades. É um trabalho sério, afetuoso e de muito estudo, ser agente de transformação para a construção de uma sociedade inclusiva, sem preconceitos”, relatou Jessica Cristina Padilha Miranda.
A Secretaria de Educação de Itajaí reforça que a presença e participação das famílias nessas reuniões demonstram para as crianças o valor da educação, influenciando positivamente sua motivação e interesse pelo aprendizado. O compromisso entre escola e família é essencial para a construção de um futuro mais promissor para as crianças e adolescentes do município.