Portal de Notícias VALE EUROPEU

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Notícias/BLUMENAU

Programa de Artesanato com Identidade Cultural de Blumenau entra na segunda fase

Quinze artesãos recebem consultorias individuais para o desenvolvimento de coleções que poderão chegar a 90 novos produtos

Programa de Artesanato com Identidade Cultural de Blumenau entra na segunda fase
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) inicia nesta semana a segunda fase do Programa de Artesanato com Identidade Cultural de Blumenau. Quinze artesãos foram selecionados para a próxima etapa. Ao final, moradores e turistas terão acesso a produtos artesanais com o DNA cultural local.

A primeira fase, iniciada em julho, ofereceu 40 vagas gratuitas e contou com 14 oficinas voltadas a temas como empreendedorismo, marketing, identidade cultural, conceituação e portfólio de produtos, contação de histórias, precificação e um dia de roteiro turístico cultural. Além disso, pesquisas sobre a história e a cultura de Blumenau vão inspirar o desenvolvimento de novos produtos. 

Entre os 40 participantes da primeira fase, 15 foram selecionados para receber consultorias individuais para o desenvolvimento de coleções que poderão chegar a 90 novos produtos. Posteriormente, os trabalhos serão divulgados num catálogo com a “cara” de Blumenau, uma forma de inovação e diferenciação no artesanato e na economia criativa.

Leia Também:

Resultado da parceria do Sebrae-SC e prefeitura, por meio da SMC, liderada pelo secretário Sylvio Zimmermann, o Programa Artesanato SC – Ouro em Blumenau, conduzido pelas consultoras Bárbara Wagner e Michele Laforga, é uma continuidade de ações anteriores, nas quais a secretaria vem investindo no desenvolvimento do artesanato com a identidade cultural do município e na valorização do artesão local.

Nesse programa, os artesãos de Blumenau têm se beneficiado de um processo de criação conjunta, que tem mudado o olhar sobre a cidade, o mercado, a produção e o processo criativo. Ao final, moradores e turistas terão acesso a produtos artesanais e criativos exclusivos do município como moda, decoração, presentes e lembranças. 

Selecionados para a segunda fase

Adriana Vieira
Ana Lúcia dos Santos
Arminda Machado
Cleiton Paulo Butzge
Edson Gehrke
Hannelore Germer
Janaina da Silva Witzke
Juliana Schmidt Silva
Lucineia Sanches
Márcia Furlan
Maurilio César Bugmann e Sandra Regina Bugmann
Patricia Batista Teixeira
Regina Silva de Oliveira
Sandra Cristina Girardi
Simone Kertischka Zimmermann

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!