O encanto dos dirigíveis, que já cruzaram os céus do mundo e passaram por Blumenau nos anos 1930, ganha novas cores no livro infantil “Zé P. Lin e a incrível história dos dirigíveis”, de Fernando Henrique Becker Silva. A obra, recém-lançada, é gratuita em formato digital e nasce em diálogo direto com o Luftschiff Gruppe, coletivo blumenauense que leva aos desfiles um carro alegórico inspirado nos icônicos aeróstatos. Em 2024, o veículo do grupo foi eleito o segundo carro mais popular do desfile em pesquisa realizada pela Furb, reforçando o fascínio do público pelo tema.
Pensado para crianças, famílias e escolas, o livro apresenta, de forma lúdica e informativa, a trajetória dos dirigíveis, dos primeiros balões aos sofisticados dirigíveis da primeira metade do século XX. A história é conduzida pelo personagem Sr. Zé P. Lin, condutor do dirigível, que compartilha sua paixão com uma menina curiosa. A imersão visual é assinada pela ilustradora Amanda Marques, parceira do autor em “A Formiga Destrambelhada”.
“Quis unir informação e encantamento. Dirigir o olhar das crianças para um capítulo pouco conhecido da aviação, com linguagem acessível e imagens que convidam a pesquisar mais”, afirma Fernando Becker Silva, advogado, professor universitário e autor de obras infantis como “O menino e o aviador”, “Super Crianças e Super Poderes” e “Eu sou floresta”. “Se houver uma mensagem principal, é esta: grandes sonhos levam a grandes realizações.”
A iniciativa do livro surge do próprio Luftschiff Gruppe, formado por amigos que venceram o certame técnico da Prefeitura de Blumenau em 2023 para integrar os desfiles da Oktoberfest. “Percebemos que a cidade já celebrava outros meios de transporte ligados à sua história, como locomotivas e vapores. Faltava trazer à avenida o capítulo dos dirigíveis que sobrevoaram Blumenau. O livro amplia esse legado e entrega um conteúdo cultural à comunidade”, destaca o coordenador do grupo, Rodrigo Michel Merini.
Para ampliar o acesso, o título será distribuído digitalmente e sem custos, pelo link https://encurtador.com.br/nPZHN. Um QR Code também será aplicado no carro alegórico do Luftschiff nos desfiles para divulgar ainda mais a obra para blumenauenses e visitantes.
Um convite para aprender brincando
“Zé P. Lin e a incrível história dos dirigíveis” foi construído a partir de pesquisa histórica e curadoria de referências visuais que apoiaram o processo de ilustração. O desafio, segundo o autor, foi condensar a informação em um texto breve, mantendo a atenção das crianças sem abrir mão da precisão. O resultado é um livro que informa, diverte e inspira e que também se conecta à essência da Oktoberfest: manter tradições vivas e compartilhadas entre gerações.
Sobre o autor
Fernando Henrique Becker Silva nasceu em Florianópolis e vive em Blumenau desde 1991. É advogado, professor universitário e escritor. Entre suas obras infantis e infantojuvenis estão “O aprendiz de cavaleiro” (2006), “Carapaná e o povo sem sono” (2006), “O segredo do meu avô” (2009), “O menino e o aviador” (2023), “Super Crianças e Super Poderes” (2023), “Eu sou floresta” (2024), “Quinto set” (2024), “A formiga destrambelhada” (2024), “Vai pra chuva” (2024) e, agora, “Zé P. Lin e a incrível história dos dirigíveis” (2025).
Sobre o Luftschiff Gruppe
O Luftschiff Gruppe é um coletivo cultural de Blumenau dedicado a celebrar a história dos dirigíveis e sua passagem pela cidade na década de 1930. A proposta tomou forma com a criação de um carro alegórico em formato de dirigível, que estreou nos desfiles da Oktoberfest e rapidamente conquistou o público, alcançando em 2024 o reconhecimento como segundo carro mais popular.
Serviço
Livro: “Zé P. Lin e a incrível história dos dirigíveis”
Autor: Fernando Becker Silva
Ilustração: Amanda Marques
Formato: Digital, distribuição gratuita
Acesso: https://encurtador.com.br/nPZHN