Portal de Notícias VALE EUROPEU

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/SANTA CATARINA

Filha de prefeito é beneficiada por bolsa do Universidade Gratuita, e TCE apura possíveis irregularidades

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) deve divulgar nesta quarta-feira (11) um relatório que aponta indícios de irregularidades no programa Universidade Gratuita, principal iniciativa educacional do governo Jorginho Mello (PL).

Filha de prefeito é beneficiada por bolsa do Universidade Gratuita, e TCE apura possíveis irregularidades
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Filha de prefeito é beneficiada por bolsa do Universidade Gratuita, e TCE apura possíveis irregularidades
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) deve divulgar nesta quarta-feira (11) um relatório que aponta indícios de irregularidades no programa Universidade Gratuita, principal iniciativa educacional do governo Jorginho Mello (PL). A investigação apura possíveis fraudes na concessão de bolsas integrais voltadas a estudantes de baixa renda.
 

Leia Também:

Segundo informações obtidas pela reportagem, o documento trará o caso de uma estudante beneficiada com bolsa integral no curso de Medicina da Univali. A jovem seria filha de um prefeito filiado ao PL e teria declarado renda compatível com os critérios do programa. No entanto, o relatório do TCE levanta suspeitas de falsidade nas informações prestadas para obtenção do benefício.
 
O órgão de controle também identificou bolsas concedidas a estudantes com indícios de alto poder aquisitivo. Entre os elementos analisados estão registros de veículos de luxo, participação em empresas e vínculos familiares com cargos públicos.
 
Enquanto isso, estudantes de baixa renda relatam dificuldades para acessar o programa, descredenciamento de instituições, escassez de bolsas e concentração das vagas em cursos de alto custo, como Medicina. Em um dos casos analisados, de 360 inscritos, apenas 14 teriam sido contemplados.
Diante da repercussão, o governador Jorginho Mello deve convocar uma coletiva de imprensa para se posicionar sobre o caso. A equipe de comunicação do governo foi acionada para produzir um vídeo institucional, e a Secretaria de Estado da Educação recebeu a orientação de abrir investigações internas. O governo também avalia mudanças nos critérios do programa.
 
Há ainda informações, não confirmadas oficialmente, de que o próprio governador poderá formalizar uma representação policial para apurar possíveis fraudes.
 
O relatório do TCE deve recomendar o cancelamento das bolsas concedidas de forma irregular.
FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!