Blumenau recebeu nesta quarta-feira, dia 13, a primeira edição do Conecta Saúde Vale Europeu, encontro que coloca no mesmo espaço empresas e profissionais para discutir o presente e o futuro do setor. Realizado pela Governança de Saúde e Bem-Estar, com apoio da Prefeitura de Blumenau e do Senac, o evento segue até a quinta-feira, dia 14, com uma programação repleta de palestras, debates e oficinas.
Durante a abertura do evento, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar destacou a importância da integração entre as diferentes áreas que trabalham com saúde – tanto públicas quanto privadas. “Venho da gestão de saúde, uma área muito complexa e desafiadora. A pandemia evidenciou essa complexidade, mas também mostrou que trabalhando juntos, conseguimos salvar vidas. Em qualquer cenário, nosso principal objetivo deve ser enxergar as pessoas que precisam de atendimento - e Blumenau já é referência nesse cuidado”, afirmou.
A palestra inaugural ficou a cargo do secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, que apresentou um panorama da saúde no município. Nos dois dias, o Conecta Saúde também vai abordar temas como inteligência artificial aplicada à saúde, serviços de hotelaria, segurança do trabalho e saúde mental de profissionais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, a iniciativa é estratégica. “A saúde é um eixo econômico extremamente importante. E Blumenau, como polo tecnológico e de inovação no Vale Europeu, está liderando esse debate, para que daqui saiam soluções inovadoras que sirvam de referência para o Brasil”, declarou.
O Conecta Saúde é gratuito e destinado a participantes previamente inscritos e conta com apoio da Prefeitura de Blumenau, Senac e Vale Europeu Convention Bureau; além do patrocínio de Sebrae, Sesi Saúde, CSE, Metal Clin Hospitalar, Philips e Associação Renal Vida.