Portal de Notícias VALE EUROPEU

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Notícias/BLUMENAU

Blumenau avança na consolidação do segundo Distrito de Inovação do país

Lideranças do ecossistema de inovação integrarão grupo de trabalho para definir gestão do Distrito

Blumenau avança na consolidação do segundo Distrito de Inovação do país
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda-feira, dia 8, a Prefeitura recebeu representantes de diversos setores do segmento de inovação para debater os próximos passos da implantação do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB). O encontro marcou a formação de um grupo de trabalho com a participação das instituições de ensino, entidades representativas da iniciativa privada e dos diversos setores econômicos da cidade, para a análise de modelos de gestão do distrito.

“Esta é a primeira reunião aberta de trabalho para que possamos tirar o Distrito de Inovação de Blumenau do papel. Temos R$ 60 milhões garantidos pelo Governo do Estado para executar as obras necessárias. O município está trabalhando nas desapropriações das áreas nas quais iremos implantar o CIB 2, o Boulevard da Conexão, além dos projetos para a revitalização do Complexo Salinger e de parte da Rua São Paulo. Mas o Distrito vai muito além dessas obras e, por isso, precisamos da participação de todos os setores para fazer com que a gestão desse projeto pioneiro dê certo”, destacou o prefeito Egidio Ferrari.

Blumenau é o segundo município do Brasil a implantar um Distrito de Inovação, e o primeiro em Santa Catarina. A iniciativa surgiu em 2011, com as primeiras visitas técnicas a habitats de inovação internacionais. Em 2020, teve a primeira obra entregue em parceria com o Governo do Estado: a construção do Centro de Inovação de Blumenau. Em 2022, a proposta avançou com o decreto que delimitou a região da Itoupava Seca e Victor Konder como sede do Distrito, com mais de 1,7 milhão de metros quadrados. 

Leia Também:

“O DIB é peça fundamental para a transformação de Blumenau em uma cidade inteligente, pois ele consolida um habitat de inovação que envolve não somente empresas de tecnologia, mas desenvolvimento científico, econômico e melhorias diretas na qualidade de vida da população”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri. 

O grupo de trabalho será formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI); além de Furb, UFSC, Senai, Senac, Acib, CDL, Instituto Gene, Blusoft, Intersindical, OAB e Sinduscon. A meta é formalizar o modelo de gestão para o distrito até o final de outubro, com a participação das chamadas quatro hélices: poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil.

FONTE/CRÉDITOS: Aline Franzoi Santos Fleith

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!