O prefeito de Rodeio, Nei Paulo Venturi , se pronunciou nesta terça-feira (8) sobre a grande repercussão em torno da suspensão temporária das atividades do Castramóvel, unidade móvel responsável pelo serviço de castração de animais no município.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada com base em orientações técnicas e por responsabilidade com a segurança dos animais e o uso dos recursos públicos.
“O Castramóvel de Rodeio foi adquirido em 2022 e começou a funcionar em 2024. Desde então, realizou um trabalho importante, atendendo um número significativo de animais. No entanto, ao ingressarmos no programa ‘Pet Levado a Sério’, do Governo do Estado, identificamos algumas irregularidades técnicas que poderiam colocar em risco a segurança dos animais atendidos”, explicou Nei.
Diante da situação, a Prefeitura buscou orientação junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), que recomendou a suspensão temporária das atividades até a completa regularização. O médico-veterinário responsável pelo serviço também solicitou licença de suas funções, o que reforçou a necessidade de uma pausa para reorganização.
“Essa decisão não significa descaso com os animais. Pelo contrário, é uma demonstração de responsabilidade e respeito com a vida e com o dinheiro público”, ressaltou o prefeito.
Atualmente, o município conta com R$ 140 mil destinados pelo deputado Berlanda e está captando novos recursos através do programa Pet Levado a Sério, do Governo do Estado. Segundo Nei, caso seja necessário, a prefeitura complementará o valor com recursos próprios.
O prefeito determinou à equipe técnica que realize um estudo completo para definir a melhor forma de aplicar os recursos — seja adequando o Castramóvel dentro das normas exigidas ou firmando parcerias com clínicas veterinárias da região, ampliando e agilizando o atendimento.
“O importante é que o serviço seja seguro, eficiente e permanente, garantindo o bem-estar dos animais e o atendimento à população”, completou.
Como medida imediata, a administração municipal também já organiza um mutirão de castrações, para que o serviço não seja interrompido e nenhum animal fique desassistido.
“Podem ter certeza: na minha gestão, maus-tratos ou descaso com os animais não têm espaço. Estamos trabalhando com seriedade, transparência e compromisso com a causa animal”, finalizou o prefeito Nei.