Pela primeira vez na história de Santa Catarina, o Governo do Estado terá uma Escola de Formação de Professores e Gestores, voltada para a qualificação permanente dos profissionais da rede estadual de ensino. O governador Jorginho Mello assinou o decreto que institui a escola e ao lado da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, deu início às atividades com uma aula inaugural, realizada nesta quarta-feira, 19, em São José.
“Viabilizar uma escola como essa é valorizar o professor, os profissionais e melhorar a qualidade do ensino de Santa Catarina. Nós já somos o melhor na segurança e quero poder dizer que nosso estado tem a melhor rede de ensino do país. Cuidar da educação é cuidar do futuro de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
A Escola de Formação irá qualificar todos os 50 mil professores da rede estadual e mais de cinco mil diretores e equipes pedagógicas das unidades escolares. As formações acontecerão de forma presencial, à distância e híbrida, com oficinas, seminários, cursos, imersões, mentorias e plataforma online, promovendo maior interação e aprofundamento.
“A pedido do nosso governador Jorginho Mello, estamos olhando com carinho e atenção para nossos professores. Vamos promover a formação integral dos educadores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, por meio de uma escola de formação inovadora e colaborativa, que desenvolva competências pedagógicas, metodológicas e socioemocionais, visando a melhoria da qualidade do ensino e o fortalecimento do desenvolvimento profissional”, explica a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Serão 15 formadores da Secretaria de Educação, 87 professores dos Núcleos de Formação Pedagógica das Coordenadorias Regionais de Educação, 37 professores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais e 150 professores mentores. Além disso, a iniciativa contará com o apoio das contrapartidas do programa Universidade Gratuita.
A Escola de Formação terá ainda um espaço físico, que deve ser instalado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, juntamente com uma nova escola técnica. A iniciativa faz parte do programa Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério.

Educação Levada a Sério
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos da história da educação catarinense. O valor total é de R$ 4,1 bilhões, voltado a quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
Essas frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação pública em todas as regiões do Estado. Entre elas estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e formação continuada dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional, alinhado aos arranjos produtivos regionais.
O programa também se conecta às políticas de acesso e permanência no ensino superior, como a Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que ampliam oportunidades e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.
Comentários: