Nosso dia a dia nos traz uma série de desafios e nem sempre sabemos como enfrenta-los, ou por onde começar. Quando envolve somente o EU individual, posso procrastinar algumas situações mesmo sabendo que ao final do dia terei a certeza que me sabotei. O problema é saber que em sociedade nem sempre nossas ações são isoladas, temos chefes, gestores, fornecedores, família, amigos e tantas outras demandas para darmos algum tipo de explicação ou feedback.
E nesse momento aparece o comportamento ASSERTIVO, cuja definição é simples, porém, na pratica aparece a complexidade.
ASSERTIVIDADE é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, sem que para isso precise violar o direito de outras pessoas.
Porém, quando olhamos a sociedade atual, nos valores invertidos, onde discutir qualquer assunto virou tema de guerra e distanciamento, pensamos que o conceito de ASSERTIVIDADE seria uma balança para alinharmos essa sociedade.
Falou alto com você? Use a ASSERTIVIDADE para convencer a pessoa que gritar não irá resolver o conflito. Discordou de você? Diga que está tudo bem, que as opiniões precisam ser colocadas para um enriquecimento de qualquer assunto.
A ASSERTIVIDADE É UM CONVITE AO RESPEITO.