Entre os dias 1º e 4 de abril, a cidade do Rio de Janeiro sediou a LAAD Defence & Security 2025, maior feira de segurança e defesa da América Latina, que reuniu expositores de diversos países em quatro pavilhões do Centro de Convenções Riocentro.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) marcou presença no evento com destaque especial para a exposição de uma nova embarcação da Polícia Militar Ambiental (PMA). A lancha, projetada com a expertise dos próprios policiais ambientais, foi desenvolvida para atender às demandas específicas do patrulhamento ambiental e do apoio às ações de segurança pública.
Com 9,78 metros de comprimento, capacidade para 12 tripulantes e equipada com dois motores de alta potência, a embarcação será empregada na região Norte do estado, reforçando a atuação da PMA em Joinville e complementando a frota já existente no litoral Centro-Sul
A presença da Polícia Militar Ambiental no evento foi marcada pela visita do comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, acompanhado do Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, do chefe do Estado-Maior do CPMA, tenente-coronel Dhiogo Cidral, e do comandante da PMA de Joinville, major Ruy Teixeira. Durante a visita, as autoridades conheceram de perto a embarcação e participaram do ato simbólico de entrega.
A participação da PMA na LAAD reforça o protagonismo da Polícia Militar de Santa Catarina no cenário nacional da segurança pública, evidenciando seu compromisso com a inovação, eficiência operacional e proteção dos recursos ambientais de nosso estado.
Ainda, durante o cumprimento da agenda da comitiva da PMA, foi realizada a visita institucional ao Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CPAmPMERJ).