Aguarde, carregando...

TERÇA - FEIRA 26/05/2026
Carregando jogos...
Notícias/Vale Europeu

Moradores devem atualizar seus cadastros nas UBSs de Brusque

Medida é necessária para novo sistema de comunicação da Secretaria de Saúde

Moradores devem atualizar seus cadastros nas UBSs de Brusque
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo de modernizar a comunicação com a população e reduzir os índices de faltas em consultas e exames, a Secretaria de Saúde de Brusque está realizando um mutirão de atualização cadastral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para participar, o cidadão deve comparecer à unidade de referência com o cartão do SUS e um documento de identificação para revisar e atualizar os dados registrados no sistema.

A ação faz parte de um novo projeto da Secretaria de Saúde, que busca transformar o atendimento em um modelo mais ativo e próximo da comunidade. A proposta é deixar de atuar apenas de forma reativa, respondendo às demandas da população, para também estabelecer contato direto com os moradores, oferecendo informações e acompanhamentos de maneira mais eficiente.

A atualização cadastral é considerada fundamental para o funcionamento desse novo modelo de comunicação. Sem os dados corretos, a secretaria não consegue entrar em contato com os pacientes para informar sobre consultas, exames, medicamentos e demais serviços. Além da procura espontânea dos moradores, as equipes das UBSs já foram orientadas a realizar uma abordagem proativa. Pacientes que possuem consultas ou procedimentos agendados serão atendidos pelas equipes de recepção, que irão conferir e atualizar os dados no momento do atendimento.

Leia Também:

“O foco central da medida é garantir que o cidadão seja informado sobre seus exames e não perca oportunidades de atendimento por falta de comunicação, o que atualmente gera um grande número de faltas e impacta diretamente no fluxo de toda a rede de saúde”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Freitas.

A principal novidade do projeto é a implantação da Central de Mensageria, prevista para entrar em funcionamento até o fim de julho. 

Por meio do novo canal, a Secretaria de Saúde passará a enviar informações diretamente para o telefone dos moradores, incluindo posição e tempo de espera na fila de exames, avisos sobre disponibilidade de medicamentos nas farmácias, orientações de saúde, acompanhamentos de sintomas e lembretes de consultas e procedimentos agendados.

FONTE/CRÉDITOS: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Vale Europeu Notícias
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR