O CyberGAECO, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibirama, deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Expurgo II, que apura a atuação de um homem suspeito de induzir mães a produzirem material de abuso sexual envolvendo os próprios filhos.
A ação ocorreu em Criciúma e Ibirama, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Rio do Sul. De acordo com as investigações, além de armazenar arquivos de exploração sexual infantil, o suspeito buscava contato com mulheres para que aliciassem seus filhos na produção desse tipo de conteúdo.
A operação é um desdobramento da Expurgo I, realizada em junho, que já havia resultado em prisões e no cumprimento de outros dez mandados em diferentes cidades catarinenses. A investigação teve início a partir de informações da Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.As equipes também contaram com o apoio da Polícia Científica, responsável pela preservação de provas coletadas. O caso segue em sigilo para aprofundamento das apurações e identificação de outros possíveis envolvidos.