Portal de Notícias VALE EUROPEU

Sabado, 26 de Abril de 2025

Notícias/SANTA CATARINA

Gaeco de SC faz operação contra suspeitos de promover discurso de ódio e conteúdo extremo em ambiente virtual

Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos da América também participaram da ação. Ação foi feita após pedido da Comarca do Vale do Itajaí.

Gaeco de SC faz operação contra suspeitos de promover discurso de ódio e conteúdo extremo em ambiente virtual
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina cumpriu três mandados de busca e apreensão e duas internações provisórias neste sábado (12) contra suspeitos de promover discursos de ódio e exposição a conteúdos extremos. Em alguns casos, o grupo teria incentivado extremismo e violência em ambiente virtual.

Batizada de Vórtice, a operação foi autorizada pela Justiça após pedido da Comarca do Vale do Itajaí. O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI) dos Estados Unidos da América também participaram da ação.

O Ministério Público, órgão ligado ao Gaeco, não deu detalhes sobre os alvos dos mandados, mas disse em nota que a atuação desses grupos "segue uma estrutura progressiva, dividida em fases que envolvem manipulação emocional, coação, exposição a conteúdos extremos".

Leia Também:

 

"Os grupos virtuais têm se configurado como ambientes propícios à prática de crimes graves, com especial impacto sobre adolescentes em situação de vulnerabilidade", disse o MP em nota.

 

A operação ganhou o nome de Vórtice em referência à força de sucção, que representa a maneira como adolescentes e jovens são atraídos e arrastados para círculos virtuais de violência. Conforme o MP, os ambientes digitais investigados são redutos que isolam, influenciam e radicalizam os seus integrantes.

Conforme o órgão, o relatório de investigação que resultou na operação foi pelo CyberGAECO em apoio à Promotoria de Justiça que autorizou a ação. As investigações estão sob sigilo.

FONTE/CRÉDITOS: G1SC

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!