O que começou como uma brincadeira voltada apenas para diversão hoje movimenta empresas e profissionais de RH em busca de soluções práticas para um desafio moderno: desenvolver pessoas de forma dinâmica e fora dos moldes tradicionais.
Os escape games são jogos de fuga que envolvem lógica, tempo limitado e cooperação entre participantes, vêm sendo utilizados por companhias de diversos setores como ferramenta de avaliação e capacitação. Em Blumenau, o Puzzle Room Escape Game acaba de lançar sua terceira sala temática, chamada Entre Mundos, que, além de oferecer uma experiência imersiva ao público geral, também se mostra eficaz em treinamentos de equipes e processos seletivos.
A nova sala apresenta uma narrativa de suspense: os jogadores entram no quarto de Isadora, uma jovem que desapareceu após tentar realizar um ritual proibido. O ambiente, repleto de cartas de tarô, símbolos misteriosos e iluminação estratégica, desafia os participantes a desfazerem o encantamento e escaparem em até 60 minutos.
Mais do que enigmas e tensão, o espaço revela habilidades que costumam passar despercebidas em dinâmicas tradicionais. “Durante o jogo, conseguimos observar como as pessoas se comunicam sob pressão, como tomam decisões, organizam informações, lideram ou colaboram. Isso é ouro para quem precisa montar ou desenvolver equipes”, explica Angelo Micheluzzi, sócio da unidade de Blumenau.
Solução real para um problema recorrente
A dificuldade de avaliar competências comportamentais e socioemocionais é uma queixa recorrente entre recrutadores. Em vez de perguntas hipotéticas, o escape room oferece um cenário real, onde o comportamento se manifesta espontaneamente. “Já atendemos mais de 400 empresas no Brasil com dinâmicas presenciais e online. Algumas com pequenos grupos, outras com mais de 200 pessoas. Grandes marcas, como Coca-Cola, Caixa, Unilever, O Boticário e Subway, usam o formato para treinar e integrar times”, diz Micheluzzi.
Durante a atividade, os participantes são monitorados por uma equipe que acompanha, em tempo real, as decisões tomadas. A observação é feita de uma sala separada, sem interferência na dinâmica, e os dados coletados podem ser usados para feedbacks, análises de desempenho ou simplesmente para integração.
De lazer à ferramenta de desenvolvimento
A proposta não exclui o aspecto lúdico, pelo contrário, é justamente o envolvimento emocional e sensorial que torna o escape game tão eficaz, seja no ambiente corporativo ou no lazer entre amigos.
A nova sala Entre Mundos, por exemplo, tem ambientação e recursos cenográficos desenvolvidos para criar uma atmosfera intensa, misteriosa e sobrenatural. “O nível de concentração e engajamento que os jogadores demonstram dentro da sala é algo que dificilmente conseguimos em treinamentos tradicionais”, afirma Micheluzzi. “E isso vale para empresas, mas para famílias ou grupos de amigos que estão em busca de uma experiência diferente e marcante para se divertirem”, ressalta.
Além de ferramenta de desenvolvimento humano, o Puzzle Room continua sendo uma opção de entretenimento para quem gosta de desafios lógicos, mistério e experiências imersivas, uma alternativa fora do óbvio para aniversários, encontros e programas em grupo.
Puzzle Room Blumenau
A operação em Blumenau foi inaugurada em 2019 e já recebeu milhares de jogadores. A unidade integra a rede Puzzle Room Escape Game, com sede nacional em Curitiba.
Com foco em experiências enigmáticas, lúdicas e 100% imersivas, o Puzzle Room oferece salas temáticas que estimulam lógica, raciocínio rápido e trabalho em equipe. Em Blumenau, além da recém-inaugurada Entre Mundos, também funcionam as salas Carandiru: The Prison Break e Operação Berlim.
Serviço
Puzzle Room Escape Game Blumenau
📍 Rua 7 de Setembro, 2014 – Sala 3 – Centro
📞 (47) 99280-1950
🌐 www.puzzleroom.com.br
📩 [email protected]